Começou a autópsia

Por Guilherme Fiúza – Revista Época

A se confirmar a estiagem de dinheiro no mundo nos próximos dois anos, começa agora a autópsia da Era Lula.

Aninhado em seu berço esplêndido, o operário terá que descer do paraíso e dar uma chegadinha na Terra para ver um pouco da vida real. E preparar-se para ver seus mitos em liquidação nas Casas Bahia.

Um deles é Dilma Rousseff. A mãe do PAC e de outras abstrações, a super-gerente da Carochinha, a ministra-candidata que ia acabar com a pobreza em 15 anos com o dinheiro do pré-sal – toda essa literatura pode começar a ser catalogada no museu do folclore.

O mito do Lula desenvolvimentista também logo dará entrada no IML. Por trás do presidente generoso, quase um clone de JK, que dá dinheiro de graça aos pobres (mesmo os que têm carro na garagem), que cria repartições infinitas e distribui empregos aos companheiros, surgirá enfim a conta (salgada) da festa.

A pedagogia da crise fará a autópsia do Lula sobre-humano. Com os bolsos apertados, a população começará a sentir a ressaca de ter absolvido um estado-maior quase 100% acusado de operações obscuras.

A cândida inocência do líder, que nunca soube de nada do que aprontavam os seus Dirceus, Delúbios, Silvinhos, Gushikens, Berzoinis, Waldomiros, Valdebrans, Gedimars, Bargas, Lorenzettis e companhia, ficará sub judice.

O sufoco econômico fará bem a Lula. Ele será despido de seu figurino de santidade, e entenderá o seu real valor – o de ter mantido o receituário da estabilidade econômica e surfado na estabilidade política.

Talvez até dedique seus últimos dois anos no Planalto a governar. Os hobbies e passatempos – espionar Daniel Dantas, retocar a maquete da super Dilma, trocar bilhetinhos ideológicos com as Farc, insuflar Tarso Genro contra a imprensa burguesa etc – ficarão como doces lembranças de um tempo feliz. É chegada a hora de trabalhar. Adeus, Lula de pelúcia.




A CRISE DE LULA - PACOTE AGUARDADO
Depois de mais uma semana de derretimento das bolsas de valores mundo afora, deputados da base governista aguardam para esta segunda-feira o anúncio de medidas econômicas. O governo estaria esperando só o fechamento das urnas para divulgar as novas ações.




DISCURSO NÃO PEGA

O discurso do popularíssimo Lula só pega mesmo quando é para enaltecer a si próprio. Depois de ver vários candidatos com seu apoio irrestrito ser derrotados nas eleições, é a vez de a economia mostrar esse descolamento. Uma pesquisa do Ibope Inteligência feita há duas semanas nas seis maiores capitais do país revela que nem toda a popularidade de Lula faz com que as classes C e D acreditem que a crise afetará levemente o país. O estudo foi realizado justamente no momento em que Lula falava que, se a crise aqui chegasse, seria "uma marolinha". Aos números: só 13% dos entrevistados acham que a economia brasileira está sólida e não vai sentir muito os efeitos da crise, contra 34% que não vêem solidez na economia brasileira e 49% que crêem na solidez, mas acreditam que haverá impacto na economia. Por Lauro Jardim - Radar - Veja




COMO ELES CHEGARAM À RETA FINAL
A situação dos candidatos a prefeito nas seis principais capitais do país na batalha do segundo turno. Revista Veja

Os prefeitos de onze capitais e outras dezenove cidades serão conhecidos até o fim deste domingo. Tais municípios reúnem 27 milhões de eleitores, que representam 20% do eleitorado nacional. Quem ganhar nessas cidades controlará os maiores orçamentos municipais e influirá mais na eleição de governadores e do presidente da República, em 2010. "Eles desenharão o panorama do próximo pleito", diz o sociólogo Antônio Lavareda. Nestas páginas, a situação dos candidatos que chegaram ao segundo turno em seis capitais.



SÃO PAULO
Depois de superar a inexperiência em eleições majoritárias e o fogo amigo do tucano Geraldo Alckmin, o democrata Gilberto Kassab viu-se obrigado a enfrentar insinuações velhacas da petista Marta Suplicy e de seu marqueteiro, João Santana. Nada abalou sua trajetória ascendente. À frente de uma administração aprovada por 60% dos eleitores, ele é franco favorito à reeleição. Com Kassab reconduzido à prefeitura da maior e mais rica cidade do país, o governador José Serra ganhará um poderoso aliado para suas pretensões presidenciais. Leia matéria completa aberta
aqui, no Site do Aleluia



SOBRE O DEBATE DA GLOBO
Análise do Reinaldo Azevedo que esteve presente no debate, nos estúdios da Globo – você pode ler
aqui



LULA E MARTA
De Lula sobre Marta Suplicy, numa avaliação revelada a mais de um correligionário nos últimos dias: "A Marta sairá destas eleições menor do que entrou. Ela foi mal na campanha e nos debates". A apreciação é tão precisa quanto óbvia. Feita pelo presidente, contudo, ganha relevância. Por
Lauro Jardim



PLANALTO PREFERE OBSERVAR DE LONGE
Enquanto o prefeito Gilberto Kassab foi prestigiado por figurões nacionais dos partidos de sua coligação - Rodrigo Maia, Jorge Bornhausen, Heráclito Fortes, além de assessores do governador José Serra -, do lado da candidata Marta Suplicy a maioria era de petistas paulistas. Nenhum representante do governo Lula compareceu.
Estadão



COMENTÁRIO
Logo cedo olhando as manchetes sobre o debate, vejo os bobões da imprensa querendo igualar Kassab aos ataques esclerosados de Marta. Ora, porque os limitados da imprensa não contam a verdade? Impossível comparar a postura dos dois candidatos. O prefeito candidato à reeleição mostrou tudo o que fez - o que faz e o que pretende fazer no próximo mandato, e com a maior clareza, enquanto que a dona Marta só ficou no ataque, justamente, porque não tem proposta de governo.

Dona Marta fez uma administração desastrada e que não foi aprovada pelo paulistano que lhe deu derrota à sua reeleição, e que não a quer em São Paulo. Ponto final!

A diferença entre a gestão Marta e a de Kassab começa pelo caráter, sem contar o avanço descomunal que São Paulo teve nesses dois últimos anos na área social.

Olha dona Marta, hoje não quero chamá-la de velhota asquerosa, e sim, dizer que a senhora é um SABONETE, que não responde nada com clareza, foge das perguntas e acusa o outro com inverdades. Durante toda sua campanha conseguiu passar a imagem da mulher que calunia sem constrangimento algum. Como a senhora é fingida e diz gostar de pobre, coisa que ninguém acredita, rebaixo ainda mais sua postura de mulher paulistana. A senhora guarda em si uma verdadeira “favela mental”, no pior dos sentidos. Por
Gabriela/Gaúcho




SANTO ANDRÉ PODE TER VIRADA, APONTA IBOPE
O PT corre forte risco de perder a Prefeitura de Santo André, que nos últimos 20 anos só não governou entre 1993 e 1996. Pesquisa Ibope divulgada ontem à noite mostra virada de Aidan Ravin (PTB) sobre Vanderlei Siraque (PT). No primeiro turno, Siraque obteve 48% dos votos válidos e Ravin, 22%. Segundo o levantamento divulgado pelo site do jornal "Diário do Grande ABC", o petebista tem 51% dos votos válidos contra 49% do petista. Como a margem de erro é de quatro pontos, os dois estão tecnicamente empatados.

Aidan é vereador em primeiro mandato. Em debate no canal a cabo TV+ na quinta, ele afirmara estar em ascensão. Em Mauá e São Bernardo, o PT ainda é favorito. Luiz Marinho (PT) tem 61% dos votos válidos contra 39% de Orlando Morando (PSDB), em São Bernardo. Em Mauá, Oswaldo Dias (PT) tem 58% contra 42% de Chiquinho do Zaíra (PSB). As pesquisas foram realizadas na quarta e na quinta. O número de registro da de Santo André é 21/2008; de São Bernardo, 28/ 2008; de Mauá, 1.642/2008. Folha de São Paulo




SALVADOR: MST PARTICIPA DE CAMPANHA
O secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia, Valmir Assunção (PT), informou hoje que o Movimento dos Sem-Terra entra, a partir de hoje, na campanha do deputado petista Walter Pinheiro à Prefeitura de Salvador. Segundo o jornal ‘A Tribuna da Bahia’, a participação do MST, que chegou ontem à capital baiana em dezenas ônibus, será de 300 integrantes para fazer boca de urna na cidade. Assunção é apontado como o organizador da participação do MST na campanha. Ontem, os 300 militantes do MST realizaram um arrastão no Centro da cidade, saindo da Praça da Piedade até o Campo Grande para compor a Caminhada da Virada puxada por Walter Pinheiro. Por Cláudio Humberto

4 comentários:

Anônimo disse...

É CHEGADA DE TRABALHARE LULA NÃO SABERÁ FAZÊ-LO, PQ ELE NUNCA TRABALHOU, PQ SEU GOVERNO PAQUIDÉRMICO LOTADO DE COMPANHEIROS INCOMPETENTES TANTO QUANTO, NÃO FIZERAM OUTRA COISA SENÃO NADAR DE BRAÇADA NA "HERANÇA MALDITA DE FHC".

Saramar disse...

Lendo por partes, este excelente artigo, acredito que toda a balela governamental deveria ser guardada o museu da hipocrisia, inaugurado por Lula, há poucos dias, quando defendia a insuportável Marta.

Duvido que Luiz Inácio comece a trabalhar justamente agora. Se quando as coisas estavam fáceis e soltas, ele não fez nada, imagine agora, que a crise exigirá pulso forte, conhecimento e estratégia política diferente da até hoje praticada, ou seja, a compra de aliados.

beijos

Pense livre on line disse...

Aguardo ansiosamente comentários neste blog sobre os senadores de todos os partidos com relação à revelação (fato velho, tornado novo)dos atos institucionais sigilosos no senado federal.

arthurMc disse...

A vassalagem sindical do Lula monstra se acostumou a mostrar a bunda e sem constrangimento. Ficaram loucos pq publicamos essa matéria sobre a máfia sindical se apoderando dos meios de comunicação no interior de São Paulo.

Acham mesmo que temos problemas em falar de canalhas. Pois não temos seu energúmeno! Ao contrário de tu, que quando fala mostra a bunda, com este tipo de argumentação, nós queremos mais é que os políticos safados ganhem CADEIA! Pouco importa o partido ou cargo. CADEIA PRÁ TODO MUNDO. Inclusive para Luiz Inácio!