Lula reclama que Planalto está "igual a uma favela"

NIEMEYER OUVE RECLAMAÇÕES DE LULA

Ao receber ontem Oscar Niemeyer no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva explicou ao arquiteto por que decidiu restaurar o prédio: "Isso aqui está uma favela", disse.

Niemeyer ouviu o presidente reclamar dos carpetes antigos, das divisórias malfeitas e das paredes e tetos mofados. "Tem que voltar a ser um palácio", afirmou Lula, que defendeu a necessidade da restauração explicando ao projetista do prédio que, em vez de se fazer uma reforma para evitar a degradação, foram feitas gambiarras e "puxadinhos", descaracterizando o Planalto.

Lula mostrou interesse em restabelecer a concepção original do prédio. As declarações de Lula ocorreram no momento em que o gabinete foi aberto para a entrada de repórteres e cinegrafistas.

Niemeyer se reuniu com o presidente para entregar um exemplar da revista "Nosso Caminho", lançada este ano pelo arquiteto. A edição traz Lula na capa e uma entrevista exclusiva do presidente concedida ao jornalista e escritor Fernando Morais.

Após o encontro, Niemeyer não falou com a imprensa. A Presidência aguarda ainda o projeto de restauração que está sendo produzido pelo escritório do arquiteto.

Com a restauração do prédio, Lula e os funcionários da Presidência serão deslocados para o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), que está sendo adaptado. A transferência da estrutura deverá ocorrer em janeiro. Por Alan Marques, Simone Iglesias – Folha de São Paulo - Foto da AgB




COMENTÁRIO

Qual é o interesse do Lula da Silva em querer arrumar o palácio?

É bom ficarmos de olho nesse ex-sindicalista, ora presidente. Esse grotesco não deve nem saber como manusear os talheres à mesa, aliás, Lula tem sido incapaz até mesmo de posar para fotos, sem desabar do palanque ou das escadarias. Mas ele sabe muito bem chamar a múmia comunista que vai morrer com a boca grudada nas tetas do Estado.

Deixe para o próximo presidente arrumar o Palácio, ou será que a "excelença" pretende se abancar definitivamente no Alvorada? É bom ficarmos de olho nele.

Ora, faça-me o favor! Se Lula caracteriza o Palácio do Planalto como favela, imagine como ele classifica a moradia da classe média e dos favelados? Num momento tão grave como este, onde a crise já está provocando grandes estragos, essas atitudes de Lula só demonstram o quanto ele não tem o menor respeito pelo nosso dinheiro público.

Essas megalomanias são próprias de gente ralé, sem educação e sem nenhum senso de medida. No caso de Lula, especificamente, que vivia como um indigente por pura preguiça de trabalhar, ao “virar” presidente (graças a sua saliva), agora se lambuza no melado como um faminto desesperado.

Um homem que não sabe se comportar, que não tem escrúpulos verbais e nem compostura de presidente, não tem o direito de exigir um habitat de REI. A questão é que a estrutura mental e espiritual de Lula é de cortiço. Muito embora a arquitetura de Niemeyer seja um festival de espaços inúteis, a "planta baixa" do Lula - sua concepção original - é completamente tomada por “puxadinhos”. E não há reforma que mude isto. Por Gabriela/Gaúcho




PT EXALTA REVOLUÇÃO CUBANA E PEDE FIM DO EMBARGO À ILHA
Dilma será estrela de reunião com prefeitos petistas - Diana Fernandes e Gerson Camarotti - O Globo

A Executiva Nacional do PT aprovou ontem duas resoluções em defesa de Cuba e das relações do Brasil com a ilha de Fidel Castro. A primeira é uma homenagem ao 50º aniversário da Revolução Cubana, que será comemorado nos primeiros dias de janeiro. O PT prega o fim do embargo americano à ilha, a libertação de cubanos presos e a desativação da base de Guantánamo. A outra resolução reforça a campanha do partido pelo reconhecimento dos diplomas de médicos brasileiros formados em Cuba.

Após várias considerações sobre a história de Cuba e suas relações com o mundo, a primeira resolução conclui: "Neste 50º aniversário, o Partido dos Trabalhadores reitera sua amizade, solidariedade e companheirismo ao povo cubano, ao governo de Cuba e ao Partido Comunista. Que viva Cuba!"

Para o PT, em 1º de janeiro de 2009, no mundo inteiro milhares de atividades vão comemorar e "refletir sobre este processo histórico vivo, que marcou e segue marcando a história mundial, latino-americana e brasileira". O partido lembra que o 50º aniversário ocorre num contexto marcado pela crise internacional e pela realização, no Brasil, de uma inédita reunião de chefes de Estado e governo da América Latina e do Caribe, que contará com a presença de Raúl Castro, atual presidente de Cuba.

Sobre os diplomas de brasileiros, a resolução do PT condena "a posição intransigente, preconceituosa e corporativa de alguns setores da Câmara" contra o acordo e convoca a militância e a bancada a mobilizar-se pela aprovação da medida que permitiria o reconhecimento desses diplomas.

A cúpula do PT fará um grande evento, hoje, em Brasília, para dar visibilidade à chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A ministra, e não o presidente Lula, será a grande estrela da reunião com os 558 prefeitos petistas eleitos em outubro. Nos últimos dias, Lula passou a adotar um tom enfático em defesa de Dilma e lançou precocemente a candidatura presidencial da ministra para 2010 com dois objetivos: consolidar o nome dela no PT e atingir o eleitorado. Pela primeira vez, o PT adota a mesma estratégia.

Um comentário:

Anônimo disse...

O BRASIL TÁ UMA FAVELA!