O assessor que sabia javanês

Tentar importar para nosso país a luta entre israelenses e palestinos, justo aqui, onde árabes e judeus convivem bem, brasileiros que são? – Por Carlos Brickmann Folha de S. Paulo


Entre as tradições da diplomacia brasileira, há duas mais fortes do que todas as outras:

1 - O Itamaraty, nosso Ministério das Relações Exteriores, é extremamente profissional e competente, um celeiro de quadros de excelente qualidade para todas as áreas do governo;

2 - Os curiosos que se arvoram em diplomatas sempre dão errado, mesmo quando assumem com a fama de gênios. São como "O Homem que Sabia Javanês", de Lima Barreto: valem enquanto não aparece ninguém que fale javanês de verdade e fique demonstrado que não entendem nada.

A fauna de curiosos que atrapalharam a diplomacia brasileira é rica. Envolve um ex-presidente que, embaixador em Portugal, teve como principal feito a construção de um galinheiro na residência oficial, para fornecer-lhe a matéria-prima essencial para o frango à mineira; e, transferido para a Itália, morando no magnífico palácio Doria Pamphili, não se sentia bem e passou a maior parte do tempo no Brasil.

Houve um general de pijama, que fez parte da Junta Militar de 1969 (aquela que o deputado Ulysses Guimarães imortalizou com o nome de "Os Três Patetas"), que foi embaixador em Paris.

Outro general, chefe dos subterrâneos das informações, virou embaixador em Lisboa -obrigado, Portugal, pela paciência que teve conosco!

Apoiar a eleição de Evo Morales, que logo depois de tomar posse ocuparia militarmente as instalações da Petrobras?

Apoiar a eleição de Rafael Correa, cujo maior sonho é não pagar o que deve ao Brasil? Ficar ao lado dos narcoterroristas das Farc, que a Colômbia atacou em território equatoriano?

Tentar importar para nosso país a luta entre israelenses e palestinos - justo aqui, onde árabes e judeus convivem bem entre si, brasileiros que são?Intervir na política interna de um país vizinho, fornecendo gasolina para que o presidente venezuelano Hugo Chávez pudesse derrotar os grevistas da Petróleos de Venezuela e apoiando sua polêmica decisão de fechar a TV oposicionista?

Vestir-se com roupas de colonizador inglês na Índia para esperar, na selva colombiana, uma libertação de reféns que não ocorreu?

Nada disso é Itamaraty: nossos diplomatas não fazem papel ridículo. Tudo isso é Marco Aurélio Garcia, o estranho especialista em política latino-americana que jamais escreveu nenhuma obra sobre o assunto, mas conseguiu se transformar em conselheiro do presidente Lula.

Garcia, é bom que se recorde, não se limita às atividades paradiplomáticas: foi também aquele que fez o famoso "top, top", o obsceno "top, top" para comemorar o fato de que não era o governo o responsável pelo acidente da TAM que matou 199 pessoas -isso enquanto o país, de luto, não tinha como aceitar nenhuma comemoração.

E é Marco Aurélio Garcia que, tomando partido numa luta com a qual o Brasil nada tem a ver, dá total razão aos palestinos do Hamas. A briga é deles, não nossa; mas Garcia conseguiu convencer Lula de que o Brasil pode ter êxito onde Estados Unidos, França, Rússia, Inglaterra e ONU falharam.

O Brasil, como país neutro, como ponto de convergência de árabes e judeus, poderia ter um papel importante na busca da paz. Mas, tomando partido, perdeu quaisquer condições de influir na região.

Há poucos dias, o presidente Lula afastou Marco Aurélio Garcia da função de palpiteiro-mor de política externa, mas o manteve como assessor. Entretanto, sua influência sobre o presidente é tamanha, ou foi tamanha, que as coisas que diz são tomadas internacionalmente como o pensamento de Lula. É ruim para o presidente, é ruim para o Itamaraty, é pior para o Brasil.

Talvez a solução fosse enviá-lo para a França, onde estudou, e onde estão os trotskistas que, há 40 anos, influenciaram sua cabeça stalinista. O ex-primeiro-ministro alemão Konrad Adenauer tem uma frase clássica, que é impossível não citar aqui: "O bom Deus, que limitou a inteligência humana, bem que poderia ter limitado também a estupidez".

CARLOS BRICKMANN, jornalista e consultor de comunicação, é diretor da Brickmann & Associados. Foi editor e repórter especial da Folha e editor-chefe da "Folha da Tarde" (1984 a 1991).





AMORIM VAI AMANHÃ AO ORIENTE MÉDIO PROPOR MEDIAÇÃO
O chanceler Celso Amorim embarca amanhã rumo ao Oriente Médio, onde apresentará "ideias brasileiras" para mediar a crise, segundo a Folha apurou. O Itamaraty evita dizer que o objetivo do giro, que levará Amorim a Síria, Cisjordânia, Israel e Jordânia, seja apresentar uma proposta de paz concreta. A viagem atende ao desejo brasileiro de "arejar" as conversas de paz com a inclusão de novos mediadores, já que "os principais protagonistas" -leia-se os EUA- falharam na mediação. Na prática, Amorim apoiará um cessar-fogo e o envio de monitores - ideias já contempladas nas atuais gestões. Material da Folha Online





HAMAS LANÇOU FOGUETES MINUTOS APÓS TERMINAR A TRÉGUA
Militantes palestinos lançaram ao menos 14 foguetes contra o sul de Israel nesta quarta-feira. Segundo o jornal israelense "Haaretz" e o relato de testemunhas, dois foguetes atingiram a cidade de Beer Sheva poucos minutos após o fim da trégua de três horas que o Exército de Israel concedeu para a formação de um "corredor humanitário", para a entrada de caminhões com ajuda humanitária em Gaza.
Folha Online





FOGUETES PROCEDENTES DO LÍBANO ATINGEM ISRAEL
Segundo o El País: Tel Aviv descartou que a autoria dos ataques seja do Hezbolá. O Exército israelense aponta as milícias palestinas como prováveis autores dos disparos. Segundo fontes militares de Israel, os projéteis disparados do sul libanês não se correspondem com o atual poder militar da milícia xiita libanesa. Leia mais em
Israel descarta que Hezbolá esté detrás del ataque con cohetes desde Líbano





TURCOS TENTARAM LINCHAR JOGADORES ISRAELENSES EM ANKARA
Este caso absurdo, quem conta é o nosso amigo Bajurtov lá de Israel. O texto eu peguei ontem (quarta-feira) em seu
Blog Pátria Judia.

Depois da arenga anti-semita vomitada pelo primeiro ministro turco, dias atrás, onde ele afirmou entre outras coisas, barbaridades do tipo: ”Allah deve castigar a Israel”, as equipes de basquete israelense e a equipe local de Ankara foram jogar uma partida pela Eurocoup.

Os fanáticos muçulmanos, uns 2000, esperaram que o árbitro desse início à partida para baixarem feito uma avalanche na quadra, aos gritos de ”Allah é grande” e ”Morte aos judeus”.

Foi por um milagre de Deus e pela eficácia das polícias que faziam a segurança no estádio, que se evitou uma tragédia com os jogadores israelitas nas mãos de turcos anti-semitas.

Os jogadores americanos e israelenses que compõem o plantel de Bnei hsa Sharon, tiveram que esperar por quase três horas, sitiados pelos selvagens sedentos de sangue judeu, nos vestiários, até que chegassem os reforços policiais para eles serem resgatados.

O tragicômico do caso é que a Associação de Basquete, ao invés de castigar a torcida local, por terem obrigado a suspensão da partida pelos distúrbios que provocaram, eles optaram por decretar a derrota técnica da equipe israelense, que “fugiu do campo" ao invés de iniciar normalmente a partida. Tradução de Arthur para o MOVCC





MANIFESTANTES APÓIAM ISRAEL EM LONDRES E BRUXELAS

Dezenas de manifestantes protestaram nesta quarta-feira em Bruxelas e Londres para apoiar a ofensiva israelense na Faixa de Gaza e acusar o grupo palestino Hamas de terrorismo. Pelo menos 500 pessoas se concentraram diante da embaixada de Israel na capital britânica para apoiar a operação do Estado hebreu em Gaza, na primeira manifestação pró-israelense desde o início da ofensiva militar contra o Hamas.

Os manifestantes exibiram cartazes exigindo "o fim do terror do Hamas" e "paz para o povo de Israel e de Gaza".

Em Bruxelas, cerca de 450 pessoas se concentraram na tarde de hoje diante da embaixada do Irã, para expressar seu apoio à ofensiva na Faixa de Gaza. "Viva Israel", "Hamas terrorista, Irã terrorista", gritaram os manifestantes, convocados pelo Congresso Judaico Europeu.

Em Londres, antes da manifestação pró-Israel, a polícia dispersou um protesto de apoio aos palestinos, que reuniu entre 300 e 400 pessoas, e deteve seis manifestantes. O protesto pró-palestino, também diante da embaixada de Israel, deveria ter acabado antes da manifestação em favor de Israel, mas foi retardado, o que exigiu a ação policial. AFP – via
Terra





ANTI-JIHAD, MANIFESTAÇÃO PRÓ-ISRAEL EM NOVA YORK

Todas as pessoas do mundo podem e devem participar

Ontem, aconteceu uma grande manifestação em Nova York, cuja cobertura foi feita pelo site Jihad Watch. Um orador do Comício falou sobre a importância de alertar as pessoas contra o terrorismo nazista do Hamas, que varre o mundo e da importância de apoiarmos Israel.

Pois bem, como temos leitores em vários países resolvemos publicar o texto, no original, em inglês, para que eles possam entender mais facilmente, e se mobilizar junto dessa brigada pro-Israel. Os eventos estão programados em várias partes do mundo. A relação está publicada ao final da pauta, no texto oculto.

Afinal, estamos todos no mesmo barco lutando para que a humanidade acorde o seu lado mais sensato e menos ingenuo, pois a maioria está engolindo a propaganda anti-semita do Hamas e dos governantes latinos. Ou será que alguém consegue acreditar nas boas intenções do PT e do Chávez?

Obs: Caro leitor, se você quiser ler o texto que segue é só colocar no tradutor Inglês – português. Por Gabriela/Gaúcho




Anti-jihad, pro-Israel rallies in New York and all over!

Yesterday I had the honor of being among the speakers at a rally in support of the people of Israel in New York City. In my brief remarks I emphasized the moral challenge and moral imperative that the world faces today: Israel is the front line of the jihad that threatens Europe, America, India, and so many others, and if we don't stand together, as Jews, Christians, Hindus, Buddhists, atheists, and all free people, it will assuredly prevail. If the appeasers in the EU and UN think they will be spared the same scourge that Israel now faces, they are in for a rude awakening.

My friend and colleague Pamela Geller of
Atlas Shrugs was there also, and she took the photos above (Atlas reader Nancy took the last one) -- more photos here.

Pamela has been doing remarkable work covering this conflict -- especially the bloodthirsty and hateful demonstrations that the Left and the jihad sympathizers have been staging all over. The last few week I have been tempted to link to practically every story she puts up, but it would be just as easy for you to go over and read them all at
Atlas Shrugs, and check back regularly. For her work on this alone she richly deserves the 2008 Best Conservative Blog Award -- vote here!

Anyway, because of those hate-filled and pro-genocide demonstrations, which are extremely disturbing to see in America, Canada, and Europe, it is all the more important for every lover of freedom to take a public stand against the jihad and in support of Israel. Below I have reproduced
this list of upcoming anti-jihad, pro-Israel demonstrations, and added in other rallies and related activities. If you know of any that are not on this list, please let me know and I will add them. Postado por RobertJihad Watch


RELAÇÃO DOS LOCAIS DE MANIFESTAÇÕES PRO-ISRAEL PELO MUNDO
Se você souber de alguma que não esteja nesta lista, por favor, avise-me (o Robert) e vou adicioná-la.

PHILADELPHIA - We Stand with Israel Solidarity Rally
Thursday, January 8 - Time: 12 p.m. (noon)
Location: LOVE Park - 16th Street & JFK Blvd., Philadelphia
Web site:
http://www.jewishphilly.org/

HARRISBURG, PENNSYLVANIA - Community Gathering
Thursday, January 8 - Time: 5:15 p.m.
Location: East Wing Rotunda of the State Capitol

PITTSBURGH, PENNSYLVANIA - Community Gathering and Briefing Thursday, January 8 -Time: 5:30 p.m.
Location: Jewish Community Center - 5738 Forbes AvePittsburgh, PA 15217 - Web site:
http://www.ujf.net/

NEW ORLEANS - Community Gathering
Thursday, January 8 - Time: 5:30 p.m. - Where: Uptown JCC

SAN FRANCISCO - Community Gathering
Thursday, Jan. 8, 2009 - Time: 5:30 p.m.
Location: Congregation Sherith Israel

YOUNGSTOWN, OHIO - Community Gathering
Thursday, January 8 - Time: 5:45 p.m. - Location: JCC

CHICAGO -Community Briefing
Thursday, January 8 - Time: 7 p.m. –
Location: Anshe Emet Congregation - 3715 North Broadway - Chicago. IL
Web site:
http://www.jihadwatch.org/archives/www.juf.org

ALBANY, NEW YORK -Rally for Israel
Thursday, January 8 - Time: 7 p.m.
Location: Temple Israel
600 New Scotland Ave. - Albany, NY 12208

BRIDGEPORT, CONNECTICUT - Community Gathering
Thursday, Jan. 8, 2009 - 7:30 p.m.
Location: Congregation Rodeph Sholom
Web site:
http://www.jccs.org/

BOSTON - Rally to Support Israel
Thursday, January 8 - Time: 7:30 p.m.
Location: Congregation Mishkan Tefilah
300 Hammond Pond Parkway - Chestnut Hill, MA

SOUTHERN NEW JERSEY - Community Gathering
Thursday, January 8 - Time: 7:30 p.m.
Location: Congregation Sons of Israel

SOUTHFIELD, MICHIGAN - Israel Solidarity Rally
Thursday, January 8 - Time: 7:30 p.m.
Location: Congregation Shaarey Zedek
27375 Bell Road, Southield - Web site:
http://www.jfmd.org/

MONTREAL - Solidarity with Israel
Thursday, January 8 - Time: 7:30 pm
Location: Congregation Beth Israel Beth Aaron, 6800, ch. Mackle, Côte Saint-Luc, Montreal - Web site:
http://www.darnna.com/phorum/read.php?12,146788

TORONTO - Rally with Israel
Thursday, January 8 - Time: 7:30 p.m.
Location: Beth Tzedec Congregation
1700 Bathurst St.
Toronto, Ontario, Canada
Web site:
http://www.jewishtoronto.net/blog.aspx?id=214

OTTAWA, ONTARIO - Stand with Israel Rally
Thursday, January 8 - Time: 7:30 p.m .- Location: Soloway Jewish Community Centre
21 Nadolny Sachs Private
Web site:
http://www.jewishottawa.org/page.aspx?id=191061

SACRAMENTO, CALIFORNIA - Community Gathering
Thursday, January 8 - Time: 7:30 pm
Location: Congregation Mosaic Law

PENINSULA, CALIFORNIA - Community Gathering
Thursday, January 8 - Time: 7:30 p.m. - Location: Congregation Beth Am

DETROIT - Anti-HAMAS Counter-Demonstration
Thursday, January 8 - Time: 3:30 PM - Location: Outside the McNamara Federal Building on Michigan Avenue in downtown Detroit.- Another fearless warrior, Debbie Schlussel, has more on this one
here.

CHICAGO - We Stand With Israel Community Rally
Friday, January 9 - Time: 12 p.m. (noon) - Location: Federal Plaza (Dearborn and Adams) in downtown Chicago - Web site:
http://www.juf.org/

KONA, HAWAII
Friday, January 9 - Time: 3:00 PM
Location: Queen K. Hwy, just south of Borders Books and on the Mauka side.

SCOTCH PLAINS, NEW JERSEY - Evening of Solidarity with the People of Israel
Saturday, January 10 - Time: 7:15 p.m. - Location: Wilf Jewish Community Campus1391 Martine Avenue, Scotch Plains - Web site:
http://www.jewishjerseycentral.org/

ROME, ITALY
Saturday, January 10 - Time: 8:30 p.m.
Location: Parco di principi hotle

NEW YORK CITY - Israel Solidarity Rally
Sunday, January 11 - Time: 11 a.m.
Location: 42nd Street at 2nd Avenue (across from the Israeli Consulate)
Subways: 4, 5, 6 ot 7 to: Grand Central Station
Sponsoring organizations: Jewish Community Relations Council of New York and UJA Federation of New York
Web site:
http://www.jcrcny.org/

MIAMI - A Solidarity Rally for Israel
Sunday, January 11 - Time: 4:00 – 5:00 PM - Location: Holocaust Memorial (1933-1945 Meridian Avenue), Miami Beach - For more information, visit
http://www.jewishmiami.org/ViewNews.cfm?id=966.

DAVIE, FLORIDA
Sunday, January 11 - Time: 3:00 – 4:00 PM - Location: Orlove Auditorium at the David Posnack Jewish Community Center (5850 S. Pine Island Rd.)
For more information, visit:
http://www.jewishbroward.org/index.aspx?page=1.

BOCA RATON, FLORIDA
Sunday, January 11 - Time: 10:30 AM - Location to be announced
For more information, visit
http://198.66.222.135/jboca/index.php?src=gendocs&ref=JCRC%20Home&category=JCRC.

WEST PALM BEACH, FLORIDA
Sunday, January 11 - Time: 12:30 PM
Location: Jewish Community Center of the Greater Palm Beaches, Kaplan Branch (3151 N. Military Trail)
For more information, email
JCRC@JewishPalmBeach.org.
Web site:
http://www.jewishpalmbeach.org/

MINNEAPOLIS - Community Gathering
Sunday, January 11 - Time: 3:00 p.m.
Location: Sabes JCC

NORTHERN NEW JERSEY - We Stand With Israel Solidarity Rally
Sunday, January 11 - Time: 6 p.m.
Location: Kaplen JCC on the Palisades - 411 East Clinton Avenue
Tenafly, NJ - Web site:
http://www.ujannj.org/

WILMINGTON, DELAWARE - We Stand with Israel Solidarity Rally
Sunday, January 11 - Time: 7 p.m .- Location: Bernard and Ruth Siegel Jewish Community Center - 101 Garden of Eden Rd.
Wilmington, DE 19803

ORMOND BEACH, FLORIDA - Rally for Israel
Sunday, January 11 - Time: 7 p.m.- Location: Temple Beth-El
579 N. Nova Rd. - Ormond Beach, FL

MANCHESTER, ENGLAND ENGLAND, ACROSS THE ATLANTIC SEA
End Hamas terror – Peace for the people of Israel and Gaza
Sunday, January 11 - Time: 11 a.m.
Location: Albert Square

FRANKFURT (MAIN), GERMANY - Demonstration for Israel's Right to defend itself and against Hamas Terrorism
Sunday, January 11 - Time: 11 a.m. car corso
Time: 12 a.m. - a Solidarity Rally for the people in Israel
Location: we will (in all probability) meet at the Rebstock grounds (exact location will be disclosed after registration) and then drive in a silent car corso to the Old Opera – “Alte Oper” in Frankfurt where the rally is hold
Web site:
http://honestlyconcerned.info/bin/articles.cgi?ID=PR21909&Category=pr&Subcategory=16

MARSEILLE, FRANCE - Demonstration for solidarity with Israel in its fight against Hamas terrorism
Saturday, January 11 - Time: 3:00 p.m.
Location: in front of the Préfecture de Marseille (Félix Baret Place)
Website:
http://www.crif.org/?page=articles_display/detail&aid=13110&returnto=accueil/main&artyd=2

BERLIN, GERMANY- Support Israel to stop Hamas terror
Sunday, January 11 - Time: 2 p.m.
Location: Breitscheidplatz close to Gedächtniskirche
Web site:
http://derberliton.de/de/news/latest/support-israel-demo-in-berlin.html

VIENNA, AUSTRIA - Against the terror of Hamas – In support of Israel’s right of self-defense
Monday, January 12 - Time: 6 p.m.- Location: 1010 Vienna, Place of the Jews
Web site:
http://www.juedische.at/TCgi/_v2/TCgi.cgi?target=home&Param_Kat=16&Param_RB=&Param_Red=11039

SOUTH BEND, INDIANA - Israel Update, Community Briefing with Israel’s Deputy Consul General to the Midwest Gershon Kedar
Tuesday, January 13 - Time: 7:30 pm - Location: The Jewish Federation of St. Joseph Valley - 3202 Shalom Way - South Bend, IN 46615

WASHINGTON, DC - Coalition for Peace Rally For All Groups To Speak Up Against Islamic Terrorism
Tuesday, January 20 - Time: 12-4 PM - Location: Lafayette Park
The illustrious
Phyllis Chesler has details.

PACIFIC NORTHWEST - Seattle and Portland are planning rallies this week to take place in the near future.
If you are interested in helping plan or attend a rally in Seattle, please contact
seattle@standwithus.com.
If you are interested in helping plan or attend a rally in Portland, please contact
portland@standwithus.com
.

4 comentários:

Anônimo disse...

Quando leio que os Zés-Manés, indo viajar para palpitar suas aberrações, no caso Celso Amorim, dá vergonha de ser brasileiro. Deve viajar para planejar guerra com os ditadores, isto sim.

Anônimo disse...

Good day!

Sure, you’ve heard about me, because my fame is running in front of me,
my name is Peter.
Generally I’m a social gmabler. for a long time I’m keen on online-casino and poker.
Not long time ago I started my own blog, where I describe my virtual adventures.
Probably, it will be interesting for you to read my travel notes and reports about winnings and losses on this way.
Please visit my blog. http://allbestcasino.com I’ll be glad would you find time to leave your comments.

Anônimo disse...

4 buick grand national sale arrangement dodge fort funeral used auto sleeper car jet popular science seat belt extentions

Anônimo disse...

So qrazy..
Mmm..

After