TEERÃ - O site do líder da oposição iraniana, Mirhossein Mousavi, denunciou nesta terça-feira que forças de segurança do país prenderam o diretor de cinema Jafar Panahi, vencedor de diversos prêmios internacionais. Segundo o "Kaleme", Panahi foi detido em sua casa junto com a mulher, Mahnaz Mohammadi, a filha, e mais 15 convidados na noite de segunda-feira. A casa do cineasta foi vasculhada e alguns de seus pertences confiscados, acrescentou o site.
Panahi apoiou Mousavi na contestada eleição presidencial do ano passado, que mergulhou a República Islâmica em meses de instabilidade política, após a reeleição de Mahmoud Ahmadinejad. Autoridades não comentaram a notícia. A mídia oficial iraniana não divulgou qualquer notícia a respeito da prisão.
No mês passado, organizadores do Festival de Cinema de Berlim disseram que o Irã havia impedido que o diretor viajasse ao evento. Panahi é ganhador do mais importante prêmio do Festival de Cinema de Veneza por "O Círculo", em 2000, e conquistou o urso de Prata no Festival de Berlim de 2006 por "Offside". O GLOBO
Nenhum comentário:
Postar um comentário