PSDB boicota votação de embaixadores do Itamaraty

A bancada do PSDB decidiu boicotar, no Senado, a votação de embaixadores indicados por Lula para representar o Brasil no estrangeiro.
O tucanato declarou-se “rompido” com a política externa do governo Lula. Daí o boicote, anunciado nesta terça (16).
Presidente da Comissão de Relações Exteriores, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) informou que foram suspensas as sabatinas de embaixadores.
Com isso, sustaram-se as inquirições de três embaixadores que aguardam na fila da comissão: Venezuela, Equador e Grã-Bretanha.
Em discurso no plenário, Arthur Virgílio (PSDB-AM) atribuiu o “rompimento” ao que chamou de “erros” da política externa brasileira.
Mencionou o apoio de Lula à ditadura de Cuba, em detrimento do apoio à causa dos dissidentes que fazem greve de fome na Ilha dos irmãos Fidel e Raúl Castro.
Citou o apoio do governo Lula ao Irã. E criticou a recusa do presidente de visitar, em Israel, o túmulo de Theodor Herzl, fundador do sionismo.

Em aparte a Virgílio, Azeredo justificou a suspensão das sabatinas de embaixadores:

“A Comissão de Relações Exteriores tem a obrigação de acompanhar a política externa do governo. Não podemos nos omitir”.
Curiosamente, no instante em que Arthur Virgílio discursava, o plenário do Senado aprovou o envio do novo embaixador brasileiro na Grécia.
Chama-se Oto Agripino Maia. Vem a ser irmão de José Agripino Maia, líder do DEM, o parceiro de oposição do tucanato.
Sabatinado pela comissão na semana passada, Oto obteve no 47 votos a favor e um contra. O resultado foi anunciado no instante em que Virgílio ainda ocupava a tribuna.
O PSDB condiciona a suspensão de seu boicote seletivo à realização de um encontro com o chanceler Celso Amorim.
O partido quer que Amorim lhe explique a lógica que permeia a política externa brasileira.
Escrito por Josias de Souza

Um comentário:

Anônimo disse...

Bravo bravissimo Artur Vigilio, até que enfim voces senadores começaram a fazer algo contra essa politica errada do Itamaraty que nao é da opinião do povo brasileiro!