POPULISMO VERGONHOSO! DEPUTADO TUCANO SE TORNA FIEL DEPOSITÁRIO DE CÃES ROUBADOS DE LABORATÓRIO! A IMUNIDADE LHE DÁ ESSE DIREITO? O QUE DIZ O PSDB? O QUE DIZ A SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE SP?



Deputado federal tem imunidade para cuidar, ainda que temporariamente, do que é produto de um roubo — executado, ainda por cima, com violência? A Polícia de São Paulo tem autorização para distribuir a parlamentares o que bandidos subtraíram de terceiros? A história que vai abaixo é estupefaciente, é escandalosa, é vergonhosa. Mas, como envolve os cachorrinhos, haverá quem a considera razoável e até edificante. Leiam o que informa Eduardo Gonçalves na VEJA.com. Volto em seguida.
*
Duas cadelas da raça beagle, retiradas do Instituto Royal na última sexta-feira, estão sob a tutela do deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP). No sábado, ele assinou termo para ser depositário fiel dos animais na delegacia de Polícia Civil de São Roque, no interior de São Paulo, e aguarda a decisão da Justiça para disponibilizá-las para doação.

Na madrugada da última sexta-feira, invasores entraram no laboratório, situado na altura do quilômetro 55 da rodovia Raposo Tavares, e levaram cerca de 200 cães da raça beagle, 50 coelhos e alguns gatos, mantidos como cobaias para experimentos científicos. O instituto acusou-os de furto qualificado e dano ao patrimônio e afirmou que processará os envolvidos.

A advogada do parlamentar, Viviane Cabral, relatou que policiais encontraram as cadelas abandonadas pelas ruas de São Roque e as encaminharam para a delegacia. O deputado estava no local e se ofereceu para tutelá-las. “A prática de colocar o ‘animal em depósito’ até sair uma decisão judicial é comum nas delegacias. Não é uma receptação, pois se trata de um ser vivo, que exige cuidados especiais”, disse Viviane.

Em nota, a diretora do Instituto Royal, Silvia Ortiz, afirmou que “os animais são identificados e devem retornar para o instituto”. Ela também se mostrou surpresa com a atitude da polícia de ter permitido a retirada dos animais da delegacia. O laboratório também afirmou, em nota, que “oferece aos animais as melhores condições de vida, com saúde, conforto, segurança e recreação, seguindo as melhores práticas de bem estar animal”.

De acordo com a instituição, a invasão do laboratório constituiu “um ato de grave violência, com sérios prejuízos para a sociedade brasileira”, pois acarretou na perda de informações importantes para a elaboração de medicamentos para o tratamento do câncer, por exemplo.
Ao sair da delegacia, o deputado e sua equipe levaram as cadelas para uma clínica veterinária para serem examinadas. Elas não apresentavam sinais de maus tratos. “Elas não eram animais de família”, comentou a advogada sobre o comportamento recluso das cadelas. “Não estão acostumadas a brincar e a se relacionar com humanos”, completou. De acordo com Viviane, as cadelas ficam no escritório do deputado durante o dia e são levadas para a sua casa à noite.

Voltei
É vergonhoso! O PSDB — sim, o partido — deveria censurar publicamente a ação de um deputado seu. Ainda que essa não seja uma decisão partidária, Trípoli pertence à legenda. Como é? Ele se tornou fiel depositário do que tem dono? Do que foi subtraído ilegalmente de terceiros?
O parlamentar está pegando carona numa “causa” que mobilizou gente que tem mais mole o miolo do que o coração. Em que outras circunstâncias ele se colocaria como “fiel depositário” do produto de um roubo? E o delegado de São Roque? Entregou as cadelas a Tripoli só porque ele é deputado ou faria isso com qualquer um que se apresentasse? A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo também deve uma explicação. Em tempo: Tripoli também rejeita os antibióticos? Trípoli também rejeita qualquer droga alopática? Trípoli também se trata só com mel e própolis? 
Por Reinaldo Azevedo

2 comentários:

beatriz disse...

defender a sacralidade da vida, em todas as suas formas, não é populismo, é sustentar o primado da dignidade da vida. quem não se sensibiliza com o sofrimento dos animais não é capaz de agir em defesa de crianças e idosos maltratados. só lembrando: psicopatas começam suas ações antissociais impingindo sofrimento aos animais. como não são impedidos, terminam violentando os vulneráveis sociais.

Léo disse...

Beatriz,

Não se trata de fechar os olhos e não se sensibilizar com o suposto sofrimento a que vc se refere. Entende-se que a forma criminosa como foi invadido laboratório sem provas de que ali, estava se aplicando maus tratos aos cães. Há maneiras e maneiras de se impedir coisas que achamos incorretas. Nunca seremos a favor da invasão, do vandalhismo...Não esqueça de que, o MP já estava atuando para colher provas.