Até que enfim! 18/06/14 | TRANSPLANTE Ministério enviará menina para os EUA. Governo federal vai levar a criança para ser submetida a um transplante multivisceral no exterior

(Arquivo) Jornal Cruzeiro do Sul



O caso da bebê Sofia Gonçalves de Lacerda deu ontem um grande passo para uma solução positiva. O Ministério da Saúde (MS) comunicou que irá realizar o envio da menina para os Estados Unidos (EUA), onde será submetida a um transplante multivisceral. A decisão do governo federal foi tomada logo depois de ter sido notificado sobre a negativa do Tribunal Regional Federal da 3ª Região em São Paulo de um recurso, que pedia a realização de mais exames que comprovassem que Sofia realmente sofre de uma doença rara, chamada de Síndrome de Microcolon, Mexabexiga e Hipoperistalse Intestinal (MMHIS). Segundo o Ministério, a transferência da bebê necessita somente de um laudo médico atestando que a paciente tem condições clínicas para o transporte até o país onde será realizada a cirurgia. O Hospital Samaritano, onde ela está internada, informou que iria enviar os relatórios solicitados ainda ontem ao MS.

Segundo a nota enviada pelo Ministério da Saúde, a Polícia Federal já foi notificada para realizar a emissão dos passaportes e tomar as providências para o transporte da criança. Ainda não se sabe de que forma será feita a transferência, porém tudo indica que a Força Aérea Brasileira (FAB) ficará responsável por isso. Continue a leitura aqui

Prisão de ministro



Na segunda-feira, o advogado Antônio Miguel Navarro, que defende a família do bebê Sofia Gonçalves de Lacerda, chegou a pedir a prisão do ministro da Saúde, Arthur Chioro. O motivo seria o descumprimento, por parte do Ministério, de uma ordem judicial que, liminarmente, pedia o encaminhamento da menina para os EUA até o dia 13 de junho, sexta-feira passada.

O advogado Miguel Navarro lembrou que a União é reincidente no descumprimento de ordem judicial no mesmo processo. Relembra da ocasião em que não providenciou o transporte de Sofia de Sorocaba para o Hospital das Clínicas em São Paulo. Ele pedia ao desembargador Márcio Moraes que, em razão disso, bloqueasse valores da União no valor de R$ 300 mil pelo descumprimento ou, ainda, que fossem bloqueados os R$ 2,4 milhões, referentes ao tratamento de Sofia no exterior.

Nenhum comentário: