As revelações dos sócios de Marcos Valério. Após 8 anos em silêncio, os ex-sócios de Valério na agência SMP&B Cristiano Paz e Ramon Hollerbach abrem o jogo e contam como foi montada a estratégia para ganhar dinheiro com o PT e revelam os bastidores da aproximação e briga com o operador do mensalão

IstoÉ
Sentados numa sala de reuniões no primeiro andar de um edifício discreto no bairro de Santa Lúcia, em Belo Horizonte, os publicitários Ramon Hollerbach Cardoso, 65 anos, e Cristiano Paz, 61, aguardam pelo debate de recursos no Supremo Tribunal Federal para saber qual será seu futuro – o próximo e o distante. No final de 2012, quando o Supremo Tribunal Federal anunciou as 25 condenações do mensalão, Hollerbach recebeu a pena de 29 anos, 7 meses e 20 dias de prisão. Cristiano pegou 25 anos, 11 meses e dez dias. Apenas Marcos Valério, sócio de ambos em duas agências de publicidade, recebeu pena maior que a deles: 40 anos.

Se não conseguirem obter nenhuma revisão da sentença nos próximos meses, Paz e Hollerbach passarão pelo menos quatro anos e dez meses na cadeia. São projeções otimistas, na verdade. Além do mensalão no STF, os dois enfrentam outros inquéritos em instâncias inferiores da Justiça que podem produzir novas penas – e novos períodos de restrição de liberdade, como diz a linguagem jurídica. Em qualquer caso, Hollerbach terá completado 95 anos quando a sentença que recebeu no final de 2012 chegar ao fim. Pelo menos até os 86 anos Paz estará submetido à condição de apenado, mesmo que fora do cárcere. “Somos vítimas de uma história que começou errada, continuou errada, mas não pode terminar errada,” afirma Hollerbach. O ex-sócio, como Paz, na semana passada, quebrou um silêncio de oito anos sobre o caso. Em entrevista à ISTOÉ, ambos contaram como e por que se aproximaram e, depois, brigaram com Marcos Valério e em que situação foram apresentados a Delúbio Soares, ex-tesoureiro petista. Revelaram ainda os bastidores da reunião em que acertaram o empréstimo de R$ 10 milhões ao PT com um dirigente do Banco Rural.

Toda pessoa que já conversou com um condenado a caminho da cela sabe que ouvirá juras permanentes de inocência e queixas veementes contra a Justiça. É compreensível e mesmo humanitário. A dúvida é saber quando essas manifestações expressam o interesse individual de quem tenta recuperar a liberdade a qualquer custo, e quando expressam fatos verdadeiros, que merecem um novo exame da Justiça. Qualquer que seja o juízo que se faça sobre o destino de Hollerbach e Paz, é preciso reconhecer que se trata de uma situação que não pode ser resolvida em ambiente de Fla-Flu. Envolve denúncias e provas aceitas pela mais alta corte de Justiça do País, mas também inspira um debate sempre bem vindo sobre direitos e garantias individuais, que será feito nos próximos meses, quando o STF examinar os recursos dos condenados. próximos meses, quando o STF examinar os recursos dos condenados. Continue a leitura aqui

Um comentário:

Isaac disse...

CAIRAM NO CONTO DOS COMUNISTAS DE SEREM RICOS RAPIDINHO, SEM FAZER FORÇA?
O COMUNISMO É UM DOS MESSIANISMOS DE SATANÁS!
Povo nenhum, em época nenhuma, jamais quis o comunismo. Foi sempre uma minoria de exímios enganadores, desajustados e sindicalistas que nunca trabalharam, professores que não aprenderam com a experiência alheia, além de filósofos do absurdo - em faculdades os futuros dirigentes comunistas adentram apenas em cursos do estilo "PRENDAS DOMÉSTICAS" e similares aos "PICA-COUVE" - uns tipos barbudos, preguiçosos, malandros e oportunistas, todos porque não amadureceram, que puseram nas suas mentes a teoria comunista furada da "DEMOCRACIA(?) E DO PODER DO POVO(?) DOS COMUNISTAS"
O que todos eles deveriam fazer é uma análise da atual conjuntura do mundo, ou simplesmente comparando as duas Coreias, a do norte e a do sul, a fracassada total Cuba mais parecendo uma favela e os ex 21 falidos países ex comunistas da Europa; deveriam declarar que estavam errados e pedirem desculpas ao povo – logo após isso, fazer todos fazem para melhorar a vida das pessoas: trabalhar. Porém, isso nunca acontecerá pois tolhem todas as iniciativas particulares de sucesso.
O porque disso é que um comunista nunca aceitará que errou e ele jamais resistiria a 8 horas diárias de trabalho duro, rotineiro, árduo e diário, por 10, 20 ou 35 anos, em uma profissão normal; foi amestrado só para subjugar e destruir o que não convier.
Sabe o que após ter sido doutrinado que sucede em sua mente? Ele já incorporou a convicção de que nasceu para mandar, matar e decidir o que o povo tem que fazer, pensar, vestir, comer, assistir ou ler para ser feliz aqui na terra...
Felicidade que apenas um discípulo de Satanás, como ele, tem para oferecer?
Se v acredita na ajuda do diabo, vote no PT e promova os burgueses e imperialistas de Estado e sirva-se de capacho para eles!