Sentados numa sala de reuniões no primeiro andar de um edifício discreto no bairro de Santa Lúcia, em Belo Horizonte, os publicitários Ramon Hollerbach Cardoso, 65 anos, e Cristiano Paz, 61, aguardam pelo debate de recursos no Supremo Tribunal Federal para saber qual será seu futuro – o próximo e o distante. No final de 2012, quando o Supremo Tribunal Federal anunciou as 25 condenações do mensalão, Hollerbach recebeu a pena de 29 anos, 7 meses e 20 dias de prisão. Cristiano pegou 25 anos, 11 meses e dez dias. Apenas Marcos Valério, sócio de ambos em duas agências de publicidade, recebeu pena maior que a deles: 40 anos.
Se não conseguirem obter nenhuma revisão da sentença nos próximos meses, Paz e Hollerbach passarão pelo menos quatro anos e dez meses na cadeia. São projeções otimistas, na verdade. Além do mensalão no STF, os dois enfrentam outros inquéritos em instâncias inferiores da Justiça que podem produzir novas penas – e novos períodos de restrição de liberdade, como diz a linguagem jurídica. Em qualquer caso, Hollerbach terá completado 95 anos quando a sentença que recebeu no final de 2012 chegar ao fim. Pelo menos até os 86 anos Paz estará submetido à condição de apenado, mesmo que fora do cárcere. “Somos vítimas de uma história que começou errada, continuou errada, mas não pode terminar errada,” afirma Hollerbach. O ex-sócio, como Paz, na semana passada, quebrou um silêncio de oito anos sobre o caso. Em entrevista à ISTOÉ, ambos contaram como e por que se aproximaram e, depois, brigaram com Marcos Valério e em que situação foram apresentados a Delúbio Soares, ex-tesoureiro petista. Revelaram ainda os bastidores da reunião em que acertaram o empréstimo de R$ 10 milhões ao PT com um dirigente do Banco Rural.
Toda pessoa que já conversou com um condenado a caminho da cela sabe que ouvirá juras permanentes de inocência e queixas veementes contra a Justiça. É compreensível e mesmo humanitário. A dúvida é saber quando essas manifestações expressam o interesse individual de quem tenta recuperar a liberdade a qualquer custo, e quando expressam fatos verdadeiros, que merecem um novo exame da Justiça. Qualquer que seja o juízo que se faça sobre o destino de Hollerbach e Paz, é preciso reconhecer que se trata de uma situação que não pode ser resolvida em ambiente de Fla-Flu. Envolve denúncias e provas aceitas pela mais alta corte de Justiça do País, mas também inspira um debate sempre bem vindo sobre direitos e garantias individuais, que será feito nos próximos meses, quando o STF examinar os recursos dos condenados. próximos meses, quando o STF examinar os recursos dos condenados. Continue a leitura aqui
Um comentário:
CAIRAM NO CONTO DOS COMUNISTAS DE SEREM RICOS RAPIDINHO, SEM FAZER FORÇA?
O COMUNISMO É UM DOS MESSIANISMOS DE SATANÁS!
Povo nenhum, em época nenhuma, jamais quis o comunismo. Foi sempre uma minoria de exímios enganadores, desajustados e sindicalistas que nunca trabalharam, professores que não aprenderam com a experiência alheia, além de filósofos do absurdo - em faculdades os futuros dirigentes comunistas adentram apenas em cursos do estilo "PRENDAS DOMÉSTICAS" e similares aos "PICA-COUVE" - uns tipos barbudos, preguiçosos, malandros e oportunistas, todos porque não amadureceram, que puseram nas suas mentes a teoria comunista furada da "DEMOCRACIA(?) E DO PODER DO POVO(?) DOS COMUNISTAS"
O que todos eles deveriam fazer é uma análise da atual conjuntura do mundo, ou simplesmente comparando as duas Coreias, a do norte e a do sul, a fracassada total Cuba mais parecendo uma favela e os ex 21 falidos países ex comunistas da Europa; deveriam declarar que estavam errados e pedirem desculpas ao povo – logo após isso, fazer todos fazem para melhorar a vida das pessoas: trabalhar. Porém, isso nunca acontecerá pois tolhem todas as iniciativas particulares de sucesso.
O porque disso é que um comunista nunca aceitará que errou e ele jamais resistiria a 8 horas diárias de trabalho duro, rotineiro, árduo e diário, por 10, 20 ou 35 anos, em uma profissão normal; foi amestrado só para subjugar e destruir o que não convier.
Sabe o que após ter sido doutrinado que sucede em sua mente? Ele já incorporou a convicção de que nasceu para mandar, matar e decidir o que o povo tem que fazer, pensar, vestir, comer, assistir ou ler para ser feliz aqui na terra...
Felicidade que apenas um discípulo de Satanás, como ele, tem para oferecer?
Se v acredita na ajuda do diabo, vote no PT e promova os burgueses e imperialistas de Estado e sirva-se de capacho para eles!
Postar um comentário