Lula será escoltado por exército de cocaleiros na Bolívia

UM AGRADO PELOS U$ 20 MILHÕES DOADOS À BOLÍVIA

Para formar os assentamentos de cocaleiros na divisa com o Brasil

Ontem, domingo, numa entrevista pelo canal Estatal, o Governo da Bolívia
negou que vai expulsar famílias brasileiras daquele país. O vice-ministro de Terras, Alejandro Almaraz, disse que "é falsa" a informação sobre o despejo à força de moradores brasileiros da cidade no departamento de Santa Cruz.

Porém, no dia 07 ( sexta-feira passada), esse mesmo ministro declarou à Radio à rádio Erbol que
expulsaria à “força" cerca de 20 famílias de brasileiros que vivem no povoado de San Ignacio de Velasco, no departamento de Santa Cruz.

Os brasileiros estão sendo acusados de terem se assentado na cidade sem autorização, e de derrubarem árvores indiscriminadamente na região, quando, na verdade, a maioria deles vive há cerca de 30 anos na região, e fizeram muitos investimentos em suas terras.Por Arthur/Gabriela

A mesma OIM [Organização Internacional para Migrações] que segundo uma matéria publicada hoje pela Defesanet: “Situação de brasileiros na Bolívia é 'incontrolável'”, diz “estranhar” a acusação de que ela estaria agredindo os brasileiros, o MOVCC publicou, na semana passada, uma denúncia feita pelo deputado Walter Prado (PSB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Aleac - que afirmou “que estava surpreso com esse braço auxiliar da ONU, pois a OIM está atuando com truculência no deslocamento das famílias de brasileiros.

O fato é que nós conhecemos muito bem os métodos terroristas de Evo Chávez e suas mentiras. Parece claro, que os brasileiros estão sendo despejados pelo governo boliviano que, inclusive, está criando clima de ódio entre as populações na fronteira. Por Arthur/Gabriela


“Vine assentar soberanía”
Hoje, no
Jornal El Delber, uma matéria sobre a “Impaciência dos Campesinos”, deixa bem claro que eles foram levados para a região da fronteira sob o pretexto de “guardar a soberania” da Bolívia que, segundo a propaganda oficial, está sendo ameaçada por estrangeiros (?). Tanto assim, que foi dito aos cocaleiros para que estejam alertas, pois os cívicos de Pando ou os empresários brasileiros, "depredadores dos recursos naturais da Bolívia”, podem atacá-los.


OS COCALEIROS SERÃO A ESCOLTA PRESIDENCIAL DURANTE A VISITA DE LULA
Faz sentido: afinal, Lula
deu US$ 20 milhões para a Bolívia criar os assentamentos de cocaleiros nas nossas fronteiras. Leia também: Assentamento de 4 mil cocaleiros ameaça a segurança no Acre e Rondônia

O senador opositor boliviano Tito Hoz de Vila disse hoje que a imagem do Lula da Silva, pode resultar prejudicada se os cocaleros del Chapare lhe derem escolta sindical em sua visita no próximo sábado.

O dirigente dos produtores de coca do Chapare Julio Salazar, confirmou hoje a Efe que os sindicatos dessa região planejaram uma mobilização de 100.000 pessoas para receber Lula, e dar-lhe uma escolta de segurança de 2.000 cocaleros.

"O problema do terrorismo está nos obrigando a formar nossa segurança sindical, (a margem) da polícia. Vamos coordenar com a Embaixada e a Chancelaria brasileiras”, disse Salazar.

Lula visitará o Chapare no próximo sábado, para firmar um acordo com Morales de U$ 332 milhões para a construção de uma rodovia entre as localidades de Villa Tunari e San Ignacio de Moxos (Beni, oriente).


FÁBRICA DE COCAÍNA
"Se Evo é um verdadeiro amigo de Lula, deve evitar que os cocaleros do Chapare sejam a segurança do presidente brasileiro em sua visita em 22 de agosto, pois isto lhe trará problemas sérios no Brasil", afirmou o senador da aliança direitista, Hoz de Vila em um comunicado.

Segundo o senador do Poder Democrático e Social (Podemos),os parlamentares brasileiros com os quais conversou afirmaram que para Lula já representa um problema ele visitar o Chapare porque no Brasil todos sabem que ali "se fabrica a cocaína".

"A chamada que me fizeram os colegas brasileiros foi uma espécie de SOS, para alertar de que for certo que os cocaleros do Chapare se encarregarão da segurança de Lula (...) sua popularidade no Brasil se verá severamente afetada", comentou

Ante estas afirmações, o sindicalista Salazar afirmou à Efe que os produtores de coca "não são delinqüentes". "Uma coisa são os cocaleros e outra são os narcotraficantes", disse Salazar ao qualificar "de racista e fascista" o senador Hoz de Vila. EFE ja/sam/ar POL:Política:Assuntos exteriores
El Dia - Tradução de Arthur para o MOVCC


PENSANDO BEM
Que Lula seja escoltado por seus pares. Afinal, ele bancou os assentamentos dos cocaleiros na divisa com o Brasil e, agora, vai construir uma estrada na região da coca para facilitar a vida dos narcos. Portanto, é justo o agrado!

Que as famílias de brasileiros, expulsas da Bolívia, não se esqueçam quem foi o patrono desse despejo; que os Estados brasileiros, que ficarão ainda mais ameaçados pela violência, também não se esqueçam. Quanto aos políticos da oposição boliviana, podem esqueçer!... É Lula trabalhando, mais uma vez, pela eleição do companheiro em dezembro. Por Arthur/Gabriela

Nenhum comentário: